sexta-feira, agosto 21, 2009

Bahh...

Cada vez mais rara a minha postagem de conteúdos no blog, cada vez mais rara a utilização da Internet para pesquisar e partilhar assuntos sobre as abelhas, mas essas as minhas meninas, pouca culpa têm no cartório, trabalham o que podem. No apiário do pomar estou a preparar-me para a segunda cresta, mesmo assim, pouco mais de uma alça completa por colmeia é o que me espera, o que é ridículo, inaceitável, entre outras palavras mais escandalosas.

Na semana passada houve mais uma baixa no efectivo, numa colmeia já bastante velha (reaproveitada) um conjunto de borboletas expulsou o enxame, fazendo casulos e teceu uma espécie de seda no interior da colmeia, algumas abelhas estavam mortas, prisioneiras naquele emaranhado, mas a maioria conseguiu abandonar, era um enxame novo, daqueles de Maio, só espero que tenha conseguido sobreviver noutro sitio qualquer.

Outro assunto, além do ano ter sido péssimo, claramente péssimo, rogo aos "cravas" que parem de tentar sacar o tal frascosinho de mel, ditando palavras doces, palmadinhas nas costas e sorrisos rasgados.
Epah, quando não dá... não dá!

segunda-feira, agosto 03, 2009

Menos do mesmo

Cresta na Urze 2009:
Uma desgraça.
Este ano foi uma desgraça na produção de mel, sempre que abria uma colmeia e lhe retirava os quadros sentia um aperto no coração, pouco mais de duas alças completas de mel por colmeia era o balanço inicial, foi mesmo uma produção mínima, não tenho memória de um ano tão fraco.
O Mestre Duarte já me tinha dito que este ano a coisa ia ser bastante má, nunca pensei que pudesse vir a ter razão até eu ver e sentir tudo aquilo.
As constantes gargalhadas nas crestas anteriores foram agora substituídas por simples sorrisos (amarelos) sem mínima de piada.
A culpa, essa morre sempre solteira, o ano foi fraco na floração, o frio foi até bastante tarde, gelos que apareceram sem pedir licença, neves fora de época, e para rematar os malditos fogos que pintaram de negro grande parte da paisagem.
Por fim, e já na melaria a maior parte dos bidons permaneceram intocáveis, não havia mel para lhes deitar para dentro.
Nem me deu para tirar fotografias, nem gozar do momento, só queria acabar a cresta e sair dali.

Aparte de tudo, valeu pelo convívio, a coesa equipa de sempre, deu conta do recado, apesar de termos começado mais tarde, acabamos mais cedo, tivemos um principiante, Paulo, que nem uma ferradela levou (desilusão a minha) lol, por mim não provaria o mel, lol.