Recebi este fim de semana a nobre visita da equipa Ferateam, e claro, a visita pelo apiário foi obrigatória. Eu e o Fernando vestimos os fatos de protecção e respectivas máscaras, as mulheres lá atrás de um arbusto mandavam as bocas do costume, "fraquitos, fato? isso é para quem não percebe de abelhas", entre outras que agora não me lembro bem. Fiquei contente quando abri a colmeia mais forte do grupo, e vi que já tinha a cera toda puxada numa alça com uma semana e já tinha algum mel no interior, como não usamos fumo o gado ficou bravo num ápice, e aquelas pequenas guerreiras por natureza ligaram o turbo nas suas pequenas asas, bastou uns segundos e vi as mulheres, que outrora apregoavam bocas infelizes, a correr ladeira abaixo em direcção ao portão, a Natália foi ferrada na cara, a Vera na cabeça e a pobre Madalena de apenas cinco anos levou também uma ferradela na testa, a bravura das abelhas era tanta que até mesmo por cima do fato senti uma picada no braço, o Fernando não sei o porquê de ter sido poupado e ainda bem, foi menos uma abelha que morreu.
O Sr. Manuel está em restauro de um velho cortiço e de uma colmeia, está a espera que alguma enxameie, para assim não deixar fugir o enxame, mas como não tenho visto realeiras, o melhor é fazer um desdobramento.Os 27 graus de temperatura ajudaram e muito, vem aí agora umas chuvadas, se forem poucas nem me importo.
Para breve terei de colocar mais uma alça em cada colmeia, em princípio vou utilizar a técnica do Mestre Pifano, a primeira alça fica sempre para cima e a última mais chegada ao ninho.
(Foto by Natália)
Apesar de ter sido pequeno, foi um fim de semana muito bem passado. Claro que devemos pôr em excepção as FERRADELAS das nossas queridas abelhas, mas o que não faz a equipa pelo nosso mais novo querido apicultor? Em nome da equipa agradecemos, e desde já garantimos que nova volta ao apiário só com fatos para todas as mulheres :-)
ResponderExcluirFrase do dia, ao entrar para o carro, "Mãe, apesar da ferradela, gostei muito de estar com os tios"
Bjnhs e Abraços
Equipa Ferateam
Olá Mário
ResponderExcluiristo fez-me lembrar o meu 1º apiário, como era pequeno e perto de casa, também se abeirava muita gente para dois dedos de conversa.
Era sempre o gozo do costume, primeiro dos mirones com as gracinhas depreciativas, depois o meu, quando já mal ouvia a conversa deles, lá muito longe, depois de uma corrida a esbracejar...
;-)
Lamento pela criança e pelas senhoras, mas isso tb lhes dará incentivos, espero...
Um abraço
JPifano