sexta-feira, julho 16, 2010

Cresta Ferradela 2010

Esta cresta (Ferradela) foi efectuada com a ajuda do Francisco, da Inês e da Natália.
A Inês ajudou nas tarefas mais leves, e foi aí que se notou o grande avanço do trabalho, pois no apiário duas mãos são poucas, pois estão sempre ocupadas. Apesar da sua tenra idade e de ter uma altura pouco maior que uma colmeia, a sua coragem iguala a curiosidade, se ela pudesse passava todo o dia a crestar apiários.
O Francisco ajudou a espantar as abelhas, mantendo-as longe das colmeias, pois  as suas corridas desenfreadas à volta do apiário demonstravam a perícia de levar as abelhas furiosas com ele, sempre entoando cânticos esquisitos e em grandes decibéis, que se eu não soubesse o que era, quase que diria que eram gritos de pânico, (método interessante).
A Natália escolheu as tarefas mais doces, e foi a desopercular que se destacou, pois a sua destreza nessa área, já conta com alguns anos de experiência.
Mas antes disso e ainda no apiário, a viatura era carregada com as alças já sem abelhas, a carga era de tal ordem que o chassis roçava nas rodas, devagarinho lá chegamos a casa. De tarde o doce mel escorria pela abertura do extractor, onde caía no filtro e enchia os reservatórios sedentos desde o ano passado.
Nesta cresta o mel saiu mais escuro, creio pelo seu sabor, que, numa daquelas encostas nas imediações a urze foi toda aproveitada pelas meninas, ao contrário do passado ano, onde as abelhas quiseram só as flores do pomar.

5 comentários:

Lopes disse...

De pequenino se torce o pepino.
E como eu gostava de ter começado assim...
Mais vale tarde que nunca, e nunca é tarde para aprender


Abraços
Lopes

Mel Fonte Nova disse...

amigo Mário , boa produção ! a cresta e o filme não ficam a dever nada a ás grandes produções cinematográficas americanas.já agora na próxima cresta experimente desopercular os quadros com uma faca maior e de preferência de serrilha e cortar de cima para baixo .
um abraço.

MELFONTENOVA

Mário disse...

Amigo Lopes, partilho bem o seu sentimento, até mesmo eu preferia ter começado bem mais cedo, e é por saber o que sei hoje que dou oportunidade aos quem sabe futuros produtores, quando eu for assim muito mas muito velhinho quero continuar a comer mel.
Abraço
ferradela

Amigo Adelino, a próxima é já dia 14 se o clima o permitir, mas aí não vão faltar facas de todos os feitios nem braços para as usar, contudo fica o registo da movimentação descendente da mesma que parece ter todo o sentido. Se conseguir cobrir os gastos da banca de desopercular, juro que a próxima compra será uma faca de serrilha :))
Abraço
Ferradela

Abelha Preguiçosa disse...

"...pois as suas corridas desenfreadas à volta do apiário demonstravam a perícia de levar as abelhas furiosas com ele, sempre entoando cânticos esquisitos e em grandes decibéis, que se eu não soubesse o que era, quase que diria que eram gritos de pânico..."

Hehehe
O Francisco é cá dos meus! :)

Agostinho Pinto disse...

Muito interessante.
Fiquei fascinado com habilidade fugaz de despiste das abelhas, um dia ainda vou experimetar esse truque, obrigado pela dica...
Parabens pelo blog, considero que deveria haver mais páginas deste genero, talvez por ser um principiante nestas andanças (das novas tecnologias), da apicultura já sou há vários anos.
http://cantodasabelhas.blogspot.com