domingo, julho 04, 2010

Secagem do pólen

Uma vez mais senti o agradável aroma do pólen quando perde a sua humidade.


A quantidade de grãos este ano foi relevante e satisfatória, o que é sinónimo de tarefas extra, aumento nos equipamentos e utensílios, e um maior contacto com as colmeias para a sua colecta.
fazendo umas contas de somar e subtrair, considero no final como uma aposta ganha.


Todo o conhecimento adquirido foi na base da experimentação, teve as suas quebras e algum prejuízo, muito por culpa de um fornecedor cujo sua principal preocupação foi sempre e só a venda da máquina de secar o pólen.


Agora todo o sistema está montado, requer só um ou outro ajuste, e quando e na altura certa meter em funcionamento a cadeia lógica que tem como última etapa a embalagem e acondicionamento do pólen já seco e pronto para o consumo.

 
Eu queria ter muito mais pólen, obrigaria com certeza a uma logística maior e mais alargada, e claro um número superior de colmeias, repartidas por diversos locais, obtendo assim uma pigmentação multicolor diversificada e como consequência melhor aceitação pelo consumidor final.


Pouco conhecido e divulgado, o pólen é um super alimento, é a mais completa fonte de nutrientes. Se todas as pessoas tomassem a dosagem de uma colher de pólen por dia (como é recomendado), não haveria suficiente pólen no mundo, pois o número incalculável de abelhas que seriam necessárias à sua colecta para a satisfação do mercado seria de algarismos astronómicos e incalculáveis, desta forma cabe aos mais cuidados e requintados consumidores, sentirem e desfrutarem das suas propriedades.


Parece uma escrita um pouco egoísta, mas é a simples realidade, e é com muita pena minha que assim o seja.



4 comentários:

montedomel disse...

Amigo Mário,

Eu quero comprar pólen do teu.
É possivel?

Abraços
JPifano

Mário disse...

Claro que sim amigo, e se bem te lembras ainda tens ali nas caves da minha garagem uma reserva de mel de urze de 2009, obséquio Mestre Duarte, a tampa já está empoeirada e o mel cristalizado, mas eu entendo, queres levar tudo junto, ok assim seja :)

Abraço
Ferradela

Anônimo disse...

Boa NOite...Seria possivel comprar polen?!
Muito obrigado,
Margarida
margaridanobremarreiros@hotmail.com

Anônimo disse...

ola queria comprar uma dessas caixas de captar o polen poderia me vender uma para uma colmeia lusitana

diogo1799@sapo.pt