sábado, setembro 18, 2010

Gerês 2010

O terrível acontecimento devastou áreas com grande importância de uma das mais nobres zonas florestais do nosso pais, Parque Natural do Gerês.


O pasto apícola, agora cinza, cria muitas desilusões, preocupações e bastantes dores de cabeça.


Apiários que o fogo queimou, colmeias consumidas, apicultores com lágrimas nos olhos e a desistência estampada no rosto.


Toda ou quase na sua totalidade, da área está povoada com pequenos ou grandes apiários, zonas restritas dentro de uma zona protegida (completamente desprotegida), o que antes se considerava um paraíso é agora motivo de alerta, uma fonte de insegurança, e alguma incerteza, principalmente no verão.


É triste e desolador, o sentimento e a revolta, junto com a incapacidade de fazer frente a mais uma causa da crise (local).

Naquele sitio ainda se conseguia ouvir as abelhas, numa tentativa de encontrar algum alimento, mas o único verdejante perto era a uns bons quilómetros de distancia.


Com a cresta por fazer, e as colmeias carregadas de mel, estas abelhas parecem condenadas ao seu triste destino.


Mas nem todo o Parque natural ardeu, e ainda bem, pequenas linhas de agua ajudaram a limitar as fortes frentes de fogo, ainda consegui observar alguns apiários, sobreviventes, poderão ser ou não desdobramentos naturais ou artificiais para colmatar as quebras. (se ainda sobrar alguma força)


Durante quanto mais tempo viveremos este inferno? Medidas preventivas no terreno? Meios eficazes, onde é que estão? Penas pesadas para os agressores da natureza?


Um forte abraço de parabéns a quem não desiste!

Um comentário:

montedomel disse...

Olá Mário,

Nem calculas como custou ver essas imagens. Fotografei alguns desses apiários há um ano, e o quadro era bem mais feliz... enfim, creio que os incêndios há semelhança de tanta coisa "boa" vieram para ficar.
Antes do abandono dos meios rurais poucos incêndios havia, e pequenos, agora é o que se vê, enfim, nem vale a pena mexer mais no assunto...
Um abraço de solidariedade aos apicultores do Gerês

Pifano