domingo, setembro 05, 2010

Pólen no Brasil

O tema está relacionado com a grande quantidade de contactos que tenho vindo a receber por diversos meios, muitas perguntas, pedidos de cotação, receitas, peso, tempo de duração, enfim, recebi questões sobre tudo e mais alguma coisa.
Comecei por desconfiar de algo, pois as minhas fotos do pólen eram simplesmente usadas (plagiadas) em vários locais na Internet, situados no Brasil, mas nunca tinha chegado a uma conclusão decisiva.
Foi então que alguém, o amigo Luiz, um apicultor do Brasil, me explicou o porquê de uma súbita procura de informação sobre o pólen apícola, a "Globo Repórter", da Rede Globo de Televisão, o principal canal de TV aberto do Brasil, mostrou um pequeno filme, disponível também no youtube, que mexeu com tudo e com todos, até mesmo com o pólen, pois os preços subiram em flecha.
Curiosos, aficionados, profissionais, dedicados, todos querem ter a sua pequena ou grande produção de pólen apícola.




É um assunto que mudou de forma, aquele país acordou para a vida, pergunto-me eu porquê aqui em Portugal, com tantos apicultores dedicados, não faremos o mesmo? Evitaria também o possível monopólio do mercado, algum tubarão das abelhas (ou não) vai aproveitar a deixa e vai criar um carretel parecido com o dos combustíveis, na minha opinião se muitos apicultores tivessem disponível a sua pequena produção de pólen, para satisfazer o mercado local, a procura não seria tanta e os tubarões perderiam o interesse e estaria assim sempre presente o cada vez mais escasso, o tradicional produto regional, aquele de que tanto tenho saudades, principalmente na parte alimentar.

O filme vai ao encontro da verdade sobre o maravilhoso pólen, o conhecido pão de abelha não é um alimento milagroso, nem é que seja grande fonte de rendimento para os apicultores ou comerciantes, é sim e bem, um bom e completo complemento alimentar, pois cada vez mais os nossos alimentos são desprovidos de nutrientes, o rico pólen vai colmatar e suplementar as quebras, enriquecendo o nosso organismo.

Um comentário:

Mel Fonte Nova disse...

pois é amigo Mário,como sempre os nossos produtos só são bons depois de alguem num canto qualquer do mundo dizer que este ou aquele produto é bom prá SAÚDE ( coisa que nós os burros )já sabemos até por experiência própria pois é comum ouvirmos de pessoas a quem vendemos pólen a seguinte frase (olha desde que como o pólen que tu me vendes passo o inverno sem me constipar).
Ainda bem que vai aparecendo estas reportagens, assim de certeza que o pólen vai ser bom prá saúde cá em Portugal pois no brasil já é.