domingo, dezembro 12, 2010

Mel de Vespa da Roménia

Na Roménia, a muitos quilómetros de distância e com muitas fronteiras no meio dos nossos países, existe uma qualidade de vespas que produzem mel.
Uma pessoa muito amiga, aquando da sua passagem por aquela singela  região, teve a amabilidade de me brindar com um frasco de mel de um produtor local, provando-me desta forma de que nem todas as vespas são malignas, e que também são produtoras de mel, e diga-se de passagem que é muito bom, doce e aveludado, tem um travo a mel de rosmaninho, e é bom parar na primeira colher, pois a segunda entra quase sem pedir licença e a terceira entra sem se dar conta.
A vespa naquela região tem o nome de "gafanhoto do mel", assim o nome é bem mais simpático, não dá tanta tendência para eliminar focos de ninhos espalhados por onde quer que estejam.

Mel de vespa

Mel de vespa


Mel de vespa

5 comentários:

Anônimo disse...

How interesting! I never knew a wasp made honey! None do that in the United States that I know of. Thanks for the post and Merry Christmas! -Mark (www.marksbees.com)

İlhami Uyar disse...

Have a good harvest,bon appetit,with mybest wishes.

Abelha Preguiçosa disse...

LOLLL
Mel de vespa! :-)
As abelhas que não se ponham a pau.

Caro Mário,
Essas vespas... também terão varroas a viver à custa delas?

Boas Festas!

Paulo Romero. disse...

Olá amigo,

parabéns pelo belo trabalho,sou Brasileiro e apaixonado pelas abelhas nativas,(que não possuem ferrão)mas sempre estou pesquisando sobre abelhas,e através do blog monte do mel,do amigo Joaquim Pifano,conheci seu blog e gostei muito.

Assim como faço com o monte do mel,esse blog será também fonte de pesquisa...


Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

PLAYGAME disse...

Amigo, sabe o nome científico da tal vespa fiquei curioso, procurei vídeos no youtube e não achei nada.