domingo, dezembro 21, 2008

Ajustes no Apiário



Domingo solarengo, meio da manhã, temperatura de 16 graus, as abelhas em pleno voo, contentes e felizes, parece que antevêem o Natal, o meu espanto foi vê-las carregadas de pólen, a variedade de flores é tanta que as leva à colheita, ainda pensei em colocar-lhes um Cata-Pólen, mas para já ainda não.
À minha chegada ao apiário o Sr. Proprietário do terreno estava de saída, demos duas de letra e rimo-nos um bocado, meteu-me logo à vontade e disponibilizou uns materiais que por sua vez deram muito jeito. Serrei duas paletes ao meio que ficaram a fazer de estrado para colocar as colmeias, com uma tesoura de podar desbastei um antigo roseiral que se me prendia a roupa constantemente.
As abelhas ficaram logo frenéticas e em posição de ataque quando sentiram movimentações nas colónias, trabalhei sempre com muito cuidado evitando uma ou outra possível ferradela.
Observei-as durante bastante tempo, não fosse a hora do almoço chegar, ficava lá simplesmente pasmado a vê-las trabalhar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mário,
Também estou com umas fontes de pólen "inesperadas" por aqui, só ainda não consegui vislumbrar a origem. Mas já vem tarde, nota-se um enfraquecimento geral em alguns apiários e não têm qualquer sintoma de Varroose.
Quase decerto que se tratam de carências nutricionais, pelo que já lhe comecei a dar alimento enriquecido, mesmo muito enriquecido com pólen...
Um abraço e BOM NATAL

JPifano

Mário disse...

JPifano as minhas não estão carentes de alimento, muito pelo contrario, estão bem carregadas de mel e pólen, o facto devesse a que notaram uma estranha diferença de temperatura, pois estas duas colmeias habitavam num clima com temperaturas negativas, agora o mínimo que têm é de 2 ou 3 graus, e com um sol radiante todo o dia a substituir o nevoeiro constante da época do local de origem.

Anônimo disse...

Já aqui não vinha-mos à algum tempo, mas devo dizer-te que cada vez nos surpreendes mais :-) Desde a coragem ao mudar as "meninas" de apiário, ao facto de andares em plena neve com sacos de plástico nos pés... Pensávamos que já tinhamos ouvido de tudo, mas, vens tu e surpreendes outra vez!!! Ficámos foi com alguma tristeza por não termos estado presentes no momento em que tudo se desenrolou, seriamos mais 3 a rir até ficarmos com dores de barriga.
Bjnhs e Abraços

Ferateam

Mário disse...

Não te preocupes e não te rias muito :) houve alguém que disse logo "sei de um que também metia para la o carro sem pensar duas vezes". Imagina só quem foi ;)

Anônimo disse...

Olá Mario
recebi o teu comentário acerca da "visão das abelhas", assunto sobre o qual pouco se sabe, e eu menos ainda, limitei-me a fazer aquilo só porque imensa gente do Brasil me entrava no blogue com essa palavra de busca. Mas acredita que fiquei mesmo curioso, pois não estou a ver nesse tema muito interesse directo para os apicultores...
Um abraço, BOM 2009, e força aí com essa apicultura...
Montedomel, JPífano

Mário disse...

Amigo JPífano estive a pensar e se calhar não foi apicultores mas sim investigadores de um ou outro tema, mas acredite que pelo que li fez um trabalho mesmo excelente, agora vão ter oportunidade de se cultivar um pouco mais ;)
Abraço