domingo, janeiro 04, 2009

Vestígios de varroa

Hoje consegui tirar a Natália da cama, e convencê-la a ir comigo ao apiário numa manhã de nevoeiro cerrado, foi a única alternativa que encontrei para a vistoria, tem estado muito agreste e com bastante chuva, pelo sim pelo não decidi abrir as colmeias e ainda bem que o fiz, uma colmeia tinha já vestígios de varroa e vi três ninfas com as asas atrofiadas, meti logo o tratamento.
Aproveitei e transferi um núcleo para uma colmeia, a criação era pouca mas as reservas de mel estão bastante boas, azar o meu, não consegui vislumbrar nenhuma das rainhas.
O Sr. proprietário do terreno fascinado pelas abelhas aproveitou e tomou o pequeno almoço ao relento a ver-me trabalhar (tinha um brilho nos olhos).
Durante o trabalho tive de acender o fumigador e meter fumo na área, a Natália sem vestimenta de protecção e com a máquina fotográfica, volta e meia fugia para os arbustos.
Como sempre e em cada visita nasce-me uma alma nova, será terapêutico?



(Foto by Natália)

8 comentários:

Anônimo disse...

Atenção à Varroose Mário!!
A "brilhante ideia" do Programa Apícola deste ano em não distribuir os medicamentos já está a dar problemas numa série de locais.
Aqui bem perto já ouvi falar de "resistências" e ou "reinfestações" em vários apiários.
E o problema não se reporta a um único medicamento, encontraram varroas em colmeias tratadas com diversos tipos de medicamento.
Olho atento e... barbas de molho!
um abraço
Montedomel-JP

Anônimo disse...

Realmente que é preciso gostar muito das abelhinhas para sair da cama de madrugada num domingo!!! Só tu para me fazeres uma coisa dessas, mas perdoo-te só por saber que é uma coisa que tu gostas, e como eu gosto de te ver contente, cá ando eu pelo fascinante mundo da apicultura.
Natália

Mário disse...

Mestre Pifanio, é sempre um prazer recebe-lo no Ferradela, estou bastante preocupado com o rais parta da varroa, vou andar de olho redobrado no assunto.
um grande abraço

Anônimo disse...

Damos-te os nossos cumprimentos e felicitações, em primero lugar pelo teu apego a este novo "vício" o qual temos o prazer de ver crescer e desenvolver-se com com um apego e interesse muito forte da tua parte. Em segundo lugar admiramos-te muito por teres conseguido (acreditamos que a muito custo) a nossa querida Natália da CAMA num frio e nublado domingo de manhã.
Bjnhs e Abraços de nós 3

Ferateam

Anônimo disse...

Desculpa lá o excesso de msg repetidas ms este comp. precisa de uma reciclagem geral.
Ah e falta a palavra "tirar" de tirar a menina da cama. Bjnhs

Anônimo disse...

Ferateam, a menina Natália teve muito gosto em sair da cama, porque para além de, também admirar a arte da apicultura, também faz gosto em acompanhar o Mário nesta ocupação, por sinal, muito importante e construtiva. Por isso, não foi assim um sacríficio tão grande sair do quentinho a um domingo de manhã!!!
Beijinhos para os três.
Natália

Anônimo disse...

" É o amor que mexe com a minha cabeça e me deixa assim..." Lol
Bjnhs

Ferateam

P.S. Adorámos a música da Abelha Maia ;-)

Mário disse...

A Abelha Maia é para ver se a Pirralha da Pinderiaca começa também a ter gostinho pelas abelhas.
Beijinhos e abraços para vocês três.