sexta-feira, maio 01, 2009

Aumento da Família

Mais dois novos enxames fazem parte da família, o Sr. Manuel com o seu jeito e dedicação teve a hombridade de me avisar, embora um tenha sido ele a apanhá-lo, muito se diverte ele com as abelhas.
Mesmo com o dia de chuva as abelhas enxamearam, espectáculo, um enxame poisou numa ramada de uma Japoneira, o outro poisou num arbusto de jardim, foi já no final do dia que me pude deslocar ao local, e mesmo abanando o arbusto não conseguia ver as meninas, não se mexiam por nada, até que por fim, afastadas umas folhas lá estava a pinha de abelhas juntinhas umas às outras como se estivessem protegendo do frio.

Já no núcleo pude observar com mais atenção o comportamento de bater frenético das asas, descrito anteriormente pelo Mestre Pifano, a maneira de usarem a Glândula de Nasonoff, não podia ter nada a ver com a ventilação, pois o núcleo estava aberto e elas estavam mesmo na parte de cima dos quadros.

O outro enxame por ter uma população bastante grande decidi colocá-lo directamente numa colmeia.
O tempo passava e a escuridão tomava conta do local, ficou o trabalho a meio, vou precisar de protege-las também das formigas.





2 comentários:

adelino ramos disse...

amigo Mário esse bater de asas de certeza era acompanhado de algumas abelhas de rabinho pró ar a libertar um cheiro que serve pra indicar ás restantes abelhas, que por certo andariam a voar que a abelha rainha estava dentro do núcleo,pois possivelmente reparou que algumas voltavam ao sitio inicial onde tinham estado.
se poder confirmar-me essa situação agradeço

até outro dia
MELFONTENOVA

Mário disse...

É correcto amigo Adelino, algumas voltavam a posição inicial, voltavam ao cortiço, ainda pensei que a rainha lá estivesse, mas na realidade eram só mesmo obreiras, tem mais alguma informação que possa satisfazer a minha curiosidade sobre o tão estranho e belo comportamento?
Abraço
Ferradela