terça-feira, maio 05, 2009

Mas...

Amanhã, com o raiar do dia, conto passar algum tempo no apíario junto das minhas belas listadas meninas, descomprimir de uma ou outra situação, absorver a sua terapêutica força positiva, vou inspeccionar as suas reservas de ouro líquido, puro e saudável, verei se já está pronto para crestar, observarei alguns dos seus mais pedagógicos comportamentos, não me importarei sem dúvida de uma ou outra ferradela, que o seu saudável veneno percorra o meu corpo de forma penosa e electrizante.
Deixarei entrar nos meus pulmões o ar puro, e o agradável aroma das mesmas plantas em que elas poisam, e que sabiamente polinizam e onde recolhem o precioso e fundamental néctar.
Compartilhamos a mesma cumplicidade, decerto que já me devem de conhecer pelas feições do rosto, e pelos actos dos meus comportamentos apícolas.
O dia promete sol e calor, o que a sua actividade será excessiva, não me renderei no abafo do fato de protecção.
Já que disponho de tempo tentarei contemplar-me com a rara visão sobre uma nobre rainha, tímidas por certo, mas sou obstinado, então observarei o seu belo e esguio físico e o seu andar vaidoso sobre o doce do seu reino.
Não passa de um querer, temos sempre contratempos e algo que nos desfaz os planos, mas...

7 comentários:

Espaço do João disse...

Meu caro Mário.
Afinal não énunca rainha. É mais uma escrava do que outra coisa. Então se é Rainha porque não vai ver a família real a outros países? Coitada a única vantagem que tem é ser alimentada pelas outras, pois se não fosse ela a por só ovos então sim , era uma rainha. Estarei certo? Eu adoro colocar no meu quintal. calda de peras cozidas ou mesmo maçãs e, quando elas as descobrem, polvilho-as com farinha e, depois vou ver qual a colmeia que descobriu o petisco. Facto curioso , ainda não detectei a mesma descoberta por duas colmeias em simultâneo. Ás vezes fico horas a fio a ver se chegam doutra colmeia mas nada. Será que só aquelas descobriram a mina?

Espaço do João disse...

Voltando á carga.
Na parte da tarde, quando já estão um pouco mais sossegadas,costumo em dias de verão , para que o frio não as prejudique, vou várias vezes abrir uma colmeia sem qualqur máscara ou luvas. Se é verdade que elas conhecem quem lhes faz bem, não é menos verdade que nesta situação nunca fui ferroado.

Mário disse...

Amigo João, só o facto de ser alimentada por outras já faz dela uma rainha, além de poder cortejar um Zângão de vez em quando, o que as outras estão privadas.
Gostei de ler a experiência da fruta com farinha, é mais um misterioso comportamento.
Também quando não vou efectuar nenhum trabalho nas colmeia raramente visto o fato, se formos calmos e não as perturbarmos, elas não se incomodam muito com o que as rodeia.

montedomel disse...

..."que o seu saudável veneno percorra o meu corpo de forma penosa e electrizante..."

Vou tentar lembrar-me das suas palavras cada vez que o dito aguilhão me atravesse o couro das luvas... ;-D

Grande abraço
JPifano

Anônimo disse...

sr mario podeme ajudar?tenho um problema nas articolaçoes, ouvi falar que tem cura com apitoxina.
um muito obrigado

Mário disse...

Caro Amigo, realmente são cada vez mais os casos satisfatórios relatados com a apitoxina, o que lhe posso ajudar, é que se for da minha zona posso facilitar-lhe as abelhas, mas primeiro deve consultar um medico e fazer analises para despistagem de alergia ao veneno, tenho um grande amigo que lhe poderá dar grandes informações, é o Ernesto, além de apicultor é apiterapêuta formado, pratica a sua apicultura na América do sul e Espanha, o seu email está na sua pagina http://www.apitox.eu/

Espero ter ajudado, e é com grande satisfação que aguardo noticias de suas melhoras.
Abraço
Ferradela

Mário disse...

Amigo Pifano, hoje mesmo me lembrei das suas, cada vez que uma poisava nas minhas luvas :-D