terça-feira, outubro 06, 2009

Bebedouro


Bebedouro para as Abelhas, quase que diria que é igual ao que se usa com as aves, como por exemplo as galinhas, mas este é das abelhas, muito útil durante o Verão, principalmente nos dias secos, onde as reservas de água podem estar a centenas de metros. Ora bem, esta é a minha teoria: caso a água esteja longe e o dia for quente e seco, quando a abelha chegar à colmeia, além de fatigada só vai chegar com metade da carga, a não ser claro que essa água seja ingerida e depois regurgitada como o néctar, mas seja qual for a pratica utilizada, é sempre melhor ter o liquido por perto, eu também não gosto nada de fazer longas distancias só para ir tomar um café...
Outubro veio igual como todos os anos, chuva aqui chuva ali, agora é retirar o bebedouro e guarda-lo para o próximo Verão.

8 comentários:

montedomel disse...

Amigo Mário
Seja lá bem vindo ao "beewebworld" de novo, já tinhamos saudades.
Ó Mário, este ano, num dos apiáriod de Girassol (Verão), sem água por perto, fiz um bebedouro semelhante, só que enchi a parte de baixo de areia, para elas beberem na humidade, e creio que nem uma lá foi visitar a fonte.
Ou não gostaram da ideia da areia, ou de facto havia água ali perto, que me passou despercebida,,,
Grande abraço Màrio
JPifano

montedomel disse...

... só para dizer que reparei e gostei do new look da "Ferradela"
JP

Anônimo disse...

Finalmente passou a fase de "stress" :-) Voltou ao normal e, como se não fosse o suficiente, ainda volta com novo visual, fresco e na moda em pleno início de Outono. Assim é que é. Estamos muito satisfeitos com o regresso. Este bebedouro parece o do nosso pombal, mas em ponto pequeno.

Bjnhs e Abraços

Feratem

Mário disse...

Amigo Pìfano, realmente existe coisas do catano, se calhar elas querem a agua que esta mais longe, é um caso a investigar :)

O novo lock não é bem o que projectei mas vai melhorar :)

Equipa Ferateam, afinal a ausência não foi assim tão longa, e já agora porque é que não é o bebedouro dos pombos parecido com este das abelhas? ;)

Cumprimentos
Ferradela

octávio disse...

Já utilizei este bebedouro e em vez da areia colocada pelo amigo Pifano, coloquei cortiça. Porém, a minha conclusão foi a seguinte: entre a água potável colocada por mim e a água estagnada de um tanque, mais distante uns vinte metros, sem dúvida que preferem a água estagnada. Explicações para tal? Não tenho. Mas gostaria que alguém opinasse. Já ouvi dizer que, por exemplo onde há urina de suínos, as abelhas são frequentadoras desses locais o que provocam, sem dúvida, alterações na correspondente composição do mel.

Um abraço,

Porto

Anônimo disse...

Não será por causa da cor vermelha do bebedouro?

Mário disse...

Poderá ser a cor a causa, mas é em forma de respeito, se de outra cor se tratasse era simplesmente ignorada.

Abraço
Ferradela

Jorge Ramiro disse...

Eu não sabia que existia bebedouro para as abelhas. Eu tenho alguns restaurantes campinas que tem bebedouros, mas eles são para as pessoas.