quarta-feira, maio 26, 2010

Formação ás claras escolha do tratamento contra a varroa‏

O Sr. Francisco Rogão, da Macmel, que em muito tem contribuído para a difusão e partilha de conhecimentos e melhoramento da vida apícola, bem como a sanidade das abelhas, vai efectuar mais uma formação, desta vez tem a ver com a varroa (Taliban das colmeias).

A Macmel vai levar a cabo mais uma acção de formação gratuita no dia 17 de Julho de 2010 para qualquer apicultor que queira participar. Consiste em fazer um teste no nosso apiário escola com os vários produtos disponíveis no mercado antes de fazer o tratamento contra a varroa às suas abelhas pois o tratamento que é eficaz numa zona pode não ser na outra.

Os testes são os seguintes:

Ter 9 colmeias com estrado sanitário e 9 com estrado normal
Colocar os 18 tabuleiros de teste nas 18 colmeias no apiário.

Mostrar a todos como se colocam os tabuleiros de teste.
Aplicar Bayvarol com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Thymovar com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Apistan com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Apivar com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Hive Clean com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Timol em placas com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Acadrex com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Klartan com estrado sanitário e estrado normal
Aplicar Ácido Fórmico com estrado sanitário e estrado normal

Exemplificar em apiário como se colocam os diferentes produtos

Verificar no local o produto que mais varroas fez cair (mais eficaz) Vamos ver resultado do teste nos 18 tabuleiros.

Verificar se realmente com o estrado sanitário há menos varroas.
Depois de verificado o mais eficaz nada garante que seja o mais eficaz nos vossos apiários pelo que se pretende que cada apicultor vá de seguida fazer os testes no apiário de cada um e só depois tratar com o que mais se adequar a cada um, pois está mais que provado que no país há grandes diferenças de eficácia de zona para zona com o mesmo produto mesmo que alguns digam o contrário.

A formação já vai ser dada antes da época de tratamento para que atempadamente cada um faça os testes com calma e escolha o produto que mais se adequa ao apicultor e não o que mais convém vender a alguns (não é para vos vender tratamentos pois não queremos que ninguém leve tratamento sem que 1º faça os testes e depois cada um pode comprar o tratamento aonde quiser). O tratamento é para ser feito em Agosto ou Setembro como em anos anteriores.

Mostrar na prática como se faz o Timol em placas, o Acadrex, o Klartan, e o Ácido Fórmico (Vamos preparar os 4 produtos em frente aos apicultores).

No final queremos que cada apicultor nos comunique os resultados para desse modo podermos fazer um estudo dos vários produtos nas várias regiões e dessa maneira podermos fazer o maior estudo isento a nível nacional já alguma vez realizado e sem com isso sacrificar as nossas abelhas pois sem abelhas, não há apicultores, os fabricantes de material apícola fecham as portas, os fabricantes de tinta deixam de vender tinta para as colmeias, os madeireiros deixam de vender madeira para colmeias, os comerciantes (Macmel incluída) de material apícola fecham as portas, os técnicos das associações vão para o desemprego, as empresas de transporte não transportam mel nem materiais, o estado não leva o Iva e muitos mais intervenientes também ficam de fora.

O resultado final será comunicado a todos os apicultores no dia 26 de Fevereiro de 2011.
Aí vamos comparar resultados gerais de 2009 e 2010 e comunicar a diferença a todos em mais uma acção de formação desta vez sobre como detectar cera adulterada.

Será o teste mais isento alguma vez feito em Portugal pois vai ser feito por apicultores sem interesse em nada a não ser a sobrevivência das suas colónias e também de certa maneira acabar com aquilo que muitos querem manter em segredo, vamos la saber a razão.


Dessa maneira podermos fazer pressão sobre quem manda para ver se alguém liga á apicultura pois no actual estado das coisas a apicultura vai ser coisa do passado visto que os efectivos estão a diminuir de ano para ano e andamos aqui a ser bombardeados com testes feitos em Itália, Inglaterra etc como se esses climas fossem iguais aos nosso.

Todo conteúdo autorizado por: MACMEL

5 comentários:

Alien disse...

Viva Mário,

Quero ver se desta vez não "falho" a esse evento e quero ver também se lá te encontro...
Nem sabes o que perdeste no II Aniversário do Forumeiros, até uma aguardente de mel homónima do teu blog...!!!

Abraços
JPifano

Mário disse...

Pois... eu já sei de antemão que não vou poder comparecer, estou das 08-00 ás 16-00 no impedimento :(
Aguardente?? então já sei o porque da ausência de post´s sobre o evento lol, eu sei bem o que tu querias, gostavas de me ver andar ao pontapé ás pedras serra acima lol

P.S. Na viagem de regresso passa por cá, e mandamos umas francesinhas abaixo.

Abraço
Ferradela

rui disse...

Não gosto de mel.

Adelina disse...

o MEL FAZ BEM Á SAUDE.

Anônimo disse...

Não gosto de rui.