quarta-feira, maio 19, 2010

Ventilação e guarda

Após ter passado umas horas a colocar alças sobre as colmeias, a rever o nível do óleo dos espanta formigas, a desbastar umas ervas e silvas circundantes e no interior do apiário, chegou o momento de dar prazer aos olhos e aos ouvidos. Sempre que o faço tento compreender mais o comportamento da abelhas, mas, sempre que julgo ter uma resposta, aparecem também mais umas quatro ou cinco perguntas, creio que isso nunca irá ter fim.
O comportamento da tarefa de ventilar é importantíssimo, a abelha quando o faz abdica de tudo, está concentrada naquela tarefa. Está concebida para voar em frente, quando utiliza as asas para se deslocar, o ar é projectado para trás, aí quando ventila a colmeia, está sempre virada para o seu interior, retirando o ar quente de dentro.
Observei também (mas não está documentado neste filme) a guarda da colmeia, onde abelhas guardiãs estão atentas a todos os movimentos perto do ninho.



3 comentários:

Alien disse...

Olá Mário,

Ainda Têm floração suficiente que justifique a colocação de alças neste período???

Abraços
JPifano

Mário disse...

Sim amigo Pífano, ainda tem bastantes flores na zona.

Arménia Baptista disse...

...Quando era menina, muito tempo passei a observar toda esta actividade...Pena, na altura, não ter como registar esses momentos, dariam para fazer uma longa metragem...
:p