sexta-feira, janeiro 23, 2009

Alimentador

Mais cedo ou mais tarde tinha de as alimentar, uma colónia nova e com fracos recursos de mel já pedia um alimentador a uns dias, pedi a opinião via email ao mestre Pifano que, de imediato se prontificou em ceder-me uma deliciosa receita que eu próprio provei e adorei.
Simplesmente lhe meti um pouco mais de água do que a receita original, isto porque o tempo está de chuva, e não podia ter a colmeia destapada por muito tempo, optei por liquidificar mais aquele delicioso brandy e colocá-lo num alimentador.
Rápido, tudo o que tinha seis patas e duas asas, e que estava dentro da colmeia, subiu em direcção ao topo e apoderou-se com bastante fervor daquilo que agora lhes pertencia.
Numa colmeia ao lado decidi por um alimentador pequeno, essa colónia não tem carências, mas é como ter dois filhos e dar um rebuçado a um e ao outro não, como são boas meninas partilham do mesmo direito em provar da especialidade.
No processo houve uma que ainda me zumbiu perto da cabeça e quase de certeza se preparava para uma bela ferradela, afastei-me e deixei que se acalmasse.
Mestre Pifano um muito obrigado.
Pronto minhas meninas resta-me desejar um bom apetite.



5 comentários:

Mel Fonte Nova disse...

amigo Mário eu costumo é quando é mesmo necessário alimento-as com mel dá menos trabalho ñ sei se é o melhor método ,calhando vou tentar se este método tem inconvenientes ou não e porquê

Mel Fonte Nova disse...

hoje tambem tive que por uma bucha em 3 enxames novos pra não os perder
um deles foi resultado de um desdobramento feito no dia 6 de janeiro mas já trabalha isto á cada uma!!!!

Mário disse...

É bem verdade, por vezes deparamos com coisas do caraças, embora um docezinho de vez em quando não lhes faz mal nenhum, elas ficam todas contentes e acabam por nos agradecer um dia mais tarde.

Anônimo disse...

Olá de novo Mário,

Eu nunca provei o alimento artificial que faço, mas por vezes tenho essa tentação, prá próxima...
Fiquei sensibilizado com o seu sentido de justiça, na divisão do alimento por colónias pequenas e grandes...
Cuidado com os xaropes (líquidos), a floração de Primavera pode estar demorada (não sei como é no Porto) e depois há problemas...
Fonte Nova
Na minha perspectiva, o mais importante é o pólen, ou a farinha de soja, ou a levedura de cerveja, as fontes de proteina, eu prefiro o 1º, o mel é mais para as atrair, porque mel já lá devem ter muito
Abraços
Montedomel - JPifano

Mário disse...

Pois é amigo, estava mesmo delicioso, doce que baste :)
A floração é diversa vai desde árvores de fruto, eucalipto, pinheiro, hortas e jardim.