sábado, janeiro 17, 2009

Extractor de Própolis



Ou por aselhice minha ou outra coisa a experiência de colocar a rede extractora de própolis não correu como esperava.
O clima esta frio, a resina das árvores dura, poderá ter-se dado vários factores.
As ranhuras da rede extractora são bastante grandes, o que surgir a uma passagem num só sentido das abelhas impossibilitando-as de voltarem ao interior da colmeia, encontrei algumas mortas, entaladas de uma maneira que até deu dó, retirei a rede de imediato e ponderarei se voltarei a coloca-la de novo ou não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Viva, amigo Mário,

Eu também uso essas grelhas, não sei se a referência será a mesma, mas as ranhuras costumam ser padronizadas. Nunca tal me aconteceu, poderá é o tampo ter ficado mal colocado, ou haver uma fenda que tenha originado entradas por aí. Ao tentarem sair, "acharam" as fendas um atalho mais rápido e... ficaram-se.
É que eu duvido que as abelhas passem pelas fendas...
O Mário coloca agrelha sob a prancheta ou retira a prancheta???
Pergunto isso porque eu costumava retirá-la, e com muito maus resultados, o própolis colava o tampo e depois era o cabo dos trabalhos para o descolar...
Abraços
JPífano

Mário disse...

Mestre Pifano, coloquei-a por de baixo da prancheta, e creio que ficou tudo em condições, na imagem de cima foi como a deixei e na imagem de baixo foi como a encontrei, desalento total!
Se clicar na foto com o botão Drt. do rato e abrir em nova janela vai ver a foto ampliada, e por ai não encontro nenhuma ranhura de dimensões extravagantes, da próxima vez vou analisar melhor a prancheta.
Abraço