domingo, maio 16, 2010

Enxame de Maio dai-o?

Como manda o ditado, "enxame de Maio dai-o", não vejo o porquê, pois o seu tamanho é considerável e de tal forma que enche uma colmeia por completo.
Ainda estava a dormir quando o Sr. Manuel me ligou, só tive tempo de pegar na roupa que tinha mais a mão, sem olhar a cores, nem a estilos, entro de rompante na garagem, pego num núcleo que já tinha de reserva para as ocasiões e vou de acelera até ao apiário. No local admirei-me, e com os olhos cheios de abelhas a meio horizonte, poisadas no tronco de uma pereira, a uma altura de 1.70 mts (+/-), o clima era quente mas nublado, entraram no núcleo sem grandes cerimónias, mas a nova casa é pequena, vão ter de ser de novo transferidas para uma colmeia.



3 comentários:

macmel disse...

Olá Mário

Belo enxame hoje também apanhei 2 mas eram mais pequenos mas fiquei contente com os mesmos.
Ontem tambem me tentei apanhar um no apiário das rainhas mas não gostou da casa nova e hoje já não morava lá sorte par ele na nova morada.

Francisco Rogão

Abelha Preguiçosa disse...

Boa noite!
Apesar de já estarmos em Maio com essa quantidade de abelhas vai fazer mais que os que eu apanhei em Abril que ocupavam apenas 2 quadros!

Um abraço
Ricardo

Mário disse...

Amigo Francisco, corri o mesmo risco com este, era enorme, coloquei-o num núcleo e muitas abelhas ficaram de fora por não caberem, permaneceram assim 2 dias, mas Francisco, tu ai tens muitos que podes apanhar :) é só olhar em qualquer direcção :)

Amigo Ricardo, a pequena garfa que apanhaste em Abril, vai dar-te um gosto especial vela crescer, quando deres por ti já tens duas alças sobre a colmeia e ficaras todo contente.

abraços
Ferradelas