quarta-feira, junho 09, 2010

Agressividade

Pensava eu que só o meu tutor apícola é que tinha enxames de abelhas bravas e agressivas, pois um dos últimos enxames que apanhei este ano, creio que o penúltimo. Enxame este é mesmo "marca cão", é de uma agressividade invulgar, é bicho irrequieto, não tolera presença nem movimento em redor da colmeia, somos logo agraciados por grupos de 30 a 40 abelhas de cada vez, e se não retirarmos, o ataque continua sem qualquer tipo de piedade. Por varias vezes tive de abandonar o local e interromper as lides, até por cima do fato de protecção a mascara e as luvas sinto as ferradelas no corpo, uma após outra, e a "festa" teima em continuar mesmo passando uns bons minutos, tenho então que abandonar o local para evitar tanta mortandade.
Aquilo é bicho que não conhece o fumo, muito menos o dono, e é nessa forma que as quero manter, hesito em "domestica-las", vou tentar minimizar o contacto com a colónia, mantendo-as imaculadamente selvagens (se for esse o caso).
Quero testar a sua resistência à varroa, e não lhes vou meter nenhum tipo de tratamento.
Pelas minhas contas, devo só mexer na colmeia mais duas vezes, uma para meter a ultima meia alça, e a outra para fazer a cresta (extracção do mel).
Devido ao seu comportamento pouco habitual, o meu irmão em tom de brincadeira sugeriu um teste ADN, podemos ter ali uma surpresa, mas... ainda vou pensar melhor.





5 comentários:

eder disse...

as minhas colméias africanizadas são todas assim,
qualquer barulho o movimento a poucos metros da colméia, centenas começam a atacar.
para lidar com elas, só com muita fumaça.

em compensação, nunca soube que é varroa, ou qualquer outro tipo de doença e a produtividade é enorme!!!

Mário disse...

Amigo Eder, obrigado pelo testemunho, podia fazer um relato mais aprofundado das suas experiências com as africanizadas?
mrfs30@hotmail.com
obrigado

abraço
Ferradela

Abelha Preguiçosa disse...

Olá Mário!
As únicas abelhas "selvagens" que eu conheço são muito mansas e até se pode chegar a mão nua ou a maquina fotográfica à entrada da árvore e elas nem sequer ligam.
Até hoje nunca me aconteceu elas irem contra a câmara furiosas como se nota pelo barulho no vídeo!

Alex disse...

cuidodo com essas abelhas, podem ter cruzamento com abelhas africanas

Alex

Mário disse...

Amigos Abelha e Alex, são realmente muito assanhadas. Já me pediram um desdobramento dessa colónia, por um colega que também é um grande apaixonado, mas mesmo assim não sei, é um caso a pensar.