segunda-feira, março 23, 2009

Ferateam

Recebi este fim de semana a nobre visita da equipa Ferateam, e claro, a visita pelo apiário foi obrigatória. Eu e o Fernando vestimos os fatos de protecção e respectivas máscaras, as mulheres lá atrás de um arbusto mandavam as bocas do costume, "fraquitos, fato? isso é para quem não percebe de abelhas", entre outras que agora não me lembro bem. Fiquei contente quando abri a colmeia mais forte do grupo, e vi que já tinha a cera toda puxada numa alça com uma semana e já tinha algum mel no interior, como não usamos fumo o gado ficou bravo num ápice, e aquelas pequenas guerreiras por natureza ligaram o turbo nas suas pequenas asas, bastou uns segundos e vi as mulheres, que outrora apregoavam bocas infelizes, a correr ladeira abaixo em direcção ao portão, a Natália foi ferrada na cara, a Vera na cabeça e a pobre Madalena de apenas cinco anos levou também uma ferradela na testa, a bravura das abelhas era tanta que até mesmo por cima do fato senti uma picada no braço, o Fernando não sei o porquê de ter sido poupado e ainda bem, foi menos uma abelha que morreu.
O Sr. Manuel está em restauro de um velho cortiço e de uma colmeia, está a espera que alguma enxameie, para assim não deixar fugir o enxame, mas como não tenho visto realeiras, o melhor é fazer um desdobramento.
Os 27 graus de temperatura ajudaram e muito, vem aí agora umas chuvadas, se forem poucas nem me importo.
Para breve terei de colocar mais uma alça em cada colmeia, em princípio vou utilizar a técnica do Mestre Pifano, a primeira alça fica sempre para cima e a última mais chegada ao ninho.


(Foto by Natália)

2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ter sido pequeno, foi um fim de semana muito bem passado. Claro que devemos pôr em excepção as FERRADELAS das nossas queridas abelhas, mas o que não faz a equipa pelo nosso mais novo querido apicultor? Em nome da equipa agradecemos, e desde já garantimos que nova volta ao apiário só com fatos para todas as mulheres :-)
Frase do dia, ao entrar para o carro, "Mãe, apesar da ferradela, gostei muito de estar com os tios"
Bjnhs e Abraços
Equipa Ferateam

Anônimo disse...

Olá Mário
isto fez-me lembrar o meu 1º apiário, como era pequeno e perto de casa, também se abeirava muita gente para dois dedos de conversa.
Era sempre o gozo do costume, primeiro dos mirones com as gracinhas depreciativas, depois o meu, quando já mal ouvia a conversa deles, lá muito longe, depois de uma corrida a esbracejar...
;-)
Lamento pela criança e pelas senhoras, mas isso tb lhes dará incentivos, espero...
Um abraço
JPifano