sexta-feira, março 13, 2009

Mais uma tarde bem passada

Senti esta tarde as primeiras gotas de suor, o calor apertava, parecia um dia de verão, nem uma brisa se fazia sentir, abri as colmeias para ver o desenvolvimento, espectáculo, maravilha, tudo dentro do normal, as meninas começaram a puxar os favos da cera das meias alças que tinha colocado na semana passada, já se notava o relevo do aumento nas folhas de cera moldada amarela e perfumada pelo seu aroma natural. Numa colmeia consegui ver a rainha que rapidamente se uniu sem combinação naquele transito infernal, naquela mistura de patas e asas e num instante deixei de a ver, será tímida(?) Fiquei contente, e como não as tenho marcadas só de longe a longe é que me regalo com a sua pose esguia e esbelta. Até estou a imaginar o dialogo entre elas "já cá esta outra vez o gajo, fonix, vai para as esplanadas e deixa-nos em paz", mas eu como não as compreendo, não consigo decifrar os seus zumbidos nem entendo muito bem da dança das abelhas, faço de conta que nem ouvi nenhum zumbido sequer.
O som do colectivo é de todo terapêutico... será que sofro de abelhomania?
O Sr. Manuel, hoje um pouco mais ocupado com as suas lidas, não me pode acompanhar no apiário, falta saber se para evitar uma ferradela ou não, ainda demos duas de letra como de costume, é de louvar a sua sempre presente boa disposição.



Para registo, a temperatura era de 26 graus, e a floração abundante.



Mas nem tudo são boas noticias, antes do jantar falei com o Mestre Duarte ao telefone que me comunicou que no apiário principal tinha encontrado uma colmeia morta e uma outra estava orfã e com poucas abelhas, este inverno foi bastante agreste, muito mais que em anos anteriores, e no apiário principal a floração ainda vai pelo inicio, quando são muitas colmeias fica sempre uma ou outra para tras, agora é esperar pelo desabrochar da flor.

Nenhum comentário: